Função da ETE

O QUE É UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO?

As desentupidoras têm acesso direto as ETE, para descartar os resíduos de entupimentos, coletas durante os serviços realizados.

As denominadas ETE-Estação de tratamento de esgoto, são unidades aleatórias e criadas para armazenar e tratar o esgoto das cidades.ETE

Com o propósito de devolvê-lo ao meio ambiente, ele é tratado de maneira mais natural possível, com processos biológicos, conforme é exigido na legislação ambiental nacional.

Tudo o que vem das residenciais, comércio, indústrias e outros, em forma de esgoto irá passar por diversas fases de desintoxicação e purificação nas Etes.

É um processo demorado que gira em torno de 20 a 30 dias, e que necessita passar por cada etapa para garantir a purificação ideal.

  • Os tanques de areia

É o primeiro estágio por onde passa o esgoto, que necessita de movimentação lenta para que a areia fique depositada na superfície do tanque.

  • Os reatores anaeróbicos fazem a primeira purificação

São grandes reservatórios cheios de bactérias e que agem para eliminar o lodo orgânico do esgoto.

  • Nos tanques de aeração

Inicia o processo de oxigenação da água. As impurezas são eliminadas e o esgoto sofre grande transformação.

Neste estágio, o líquido, que já não tem mais aparência de esgoto, fica em repouso para que todas as partículas desçam até a superfície do reservatório.

  • Fase líquida de descontaminação total

Na última etapa, novas bactérias são adicionadas, as denominadas estéreis transformam qualquer impureza pela ação dos raios ultravioletas.

Após a água retorna para os rios, lagos e lagoas.

Cada município deve implantar sua ETE, pois pela forma natural de purificar a água oferecem muitas vantagens a todo o meio ambiente, como:

  • Não exige grandes espaços;
  • O tratamento é eficiente;
  • Os processos são flexíveis;

Infelizmente o custo ainda é elevado, pois exige controle e processos lentos.

Veja o funcionamento de uma ETE :